sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como se preparar para o ENEM


Em 1998, quando foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ninguém imaginava os benefícios que ele poderia trazer para os estudantes interessados em ingressar numa universidade, seja ela pública ou particular.

A princípio era um mero instrumento do Governo Federal para analisar a qualidade do ensino médio no Brasil. Poucos eram aqueles que se dispunham a realizar o exame e dedicar-se para atingir uma boa pontuação. Hoje tudo mudou. O Enem passou a ser o instrumento do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para alunos comprovadamente carentes.

Assim sendo, a dedicação dos estudantes passou a ser maior e a melhoria nas notas dos participantes é visível ao longo dos anos. Tanto é que até já falam sobre a possibilidade de que a nota do Enem seja utilizada como um vestibular universal, que valha para todas as universidades do país, plano do Ministério da Educação (MEC) que começou a ser moldado em 2009. Leia mais sobre istoaqui.

Agora que você já sabe a importância do Enem na vida dos estudantes é preciso saber como se preparar para se sair muito bem no exame. O primeiro passo é cuidar da alimentação, afinal, já dizia a sua avó: “Saco vazio não pára em pé”. Mas não basta comer, é preciso comer bem: ingerir alimentos nutritivos que auxiliem o seu cérebro a trabalhar mais. Veja aqui mais dicas de alimentação para o dia da prova e para o resto do ano.

Nos dias da prova é importante chegar com antecedência mínima de uma hora. Os portões abrem às 12h e fecham às 12h55, pois o exame tem início às 13h em ponto. Portanto, visite o seu local de prova alguns dias antes para conferir o caminho mais rápido e saia mais cedo para evitar engarrafamentos.

Ao responder, tenha calma: leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que você julga ser correta. Muitos participantes se deixam tomar pelo nervosismo e acabam cometendo falhas “bobas” apenas por não reler a questão. Calcule o tempo que você gasta para fazer uma redação de 30 linhas e responder as questões de cada dia de prova. É importante que você mantenha um ritmo e deixe para o final 30 minutos só para transcrever suas opções para o formulário de respostas, o que exige bastante concentração. Já pensou responder tudo certo e transcrever tudo errado?

O Enem é só o começo, portanto, você também deve pensar em como agir durante todo o ano para estar preparado não só para esta, mas também para todas as outras provas de vestibular que virão. Confira aqui dicas que podem ajudar você a organizar seu tempo para estudar.



Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/como-me-sair-bem-no-enem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário